Cada ano selecionam-se dez propostas ganhadoras, que são eleitas por votação do público através do site da ArtPrize. Em 2012, a proposta ganhadora foi “Elephants”, da desenhista Adonna Khare, onde se entrelaçavam desenhos de elefantes em tamanho natural em um mural distribuído como tríptico. No quinto lugar ficou a intervenção urbana “Luzes na Noite: Onde a Esperança Levanta a Voo”. Dos artistas Mark Carpenter e Dan Johnson. Sua proposta consistia em agrupar centenas de voluntários nas ruas de Grand Rapids, para lançar globos luminosos com um desejo impresso, os que eram enviados para o site oficial de “Luzes na Noite”.
Artprize é um concurso americano que anualmente convoca a dezenas de artistas, coletivos e críticos para que postulem e avaliem intervenções urbanas e lugares de Michigan onde se possa desenvolver atividades artísticas abertas a todos os habitantes.
Para os artistas, o evento foi concebido como um “lançamento de sonhos e esperanças de toda a comunidade”. O evento ocorreu em 28 de setembro e reuniu mais de 5.000 pessoas, as que se coordenaram através das redes sociais para conhecer os pontos de lançamento na cidade de Grand Rapids.
“Luzes na Noite” é o primeiro evento massivo na história de ArtPrize. De fato, foi tão concorrido que os organizadores calculam que mais de 15.000 tochas voadoras adornaram os céus da cidade entre as ruas Bridge Street e Pearl Street.
ArtPrize premia as atividades ganhadoras com a entrega de $560.000, dos quais $360.00 são concedidos pela votação do público, e $200.000, pela eleição do uri de especialistas.
Com o dinheiro não utilizado, os criadores mantiveram o conceito da intervenção e atualmente comercializam caixas de esferas luminosas com os desejos impressos pelos donos.
Esta atividade foi possível graças ao interesse e a participação cidadã espontânea de muitas mil pessoas que, por uma noite e através das luzes, tentaram unificar e apropriarem-se dos espaços públicos do aldo oeste de Grand Rapids.